Pés a andar para 2019

FengShuiVeraSousa.JPG

Intenção: substantivo feminino; aquilo que se pretende fazer; propósito; plano; ideia

Já parou para pensar nas suas intenções para 2019? Pois eu já!

Tenho uma lista de intenções desenhadas, literalmente. Mas como eu faço isso?

  1. Primeiro, folheio todas as revistas de casa e recorto imagens e frases que, por alguma razão, falam comigo. Sem julgamento. Afinal, sonhos não têm limites!

  2. Depois, divido uma folha A3, em 9 quadrados e em cada um escrevo uma palavra que representa uma área da vida, que merece atenção: carreira, aprendizados, família, conquistas, reconhecimentos, amor, filhos, amigos e saúde.

  3. Então, volto aos recortes e procuro identificar uma imagem ou frase que remeta às minhas intenções para cada área. Na respectiva área, colo o recorte. Se faltarem imagens para simbolizar alguma intenção, você mesmo pode escrever. O mural é pessoal, íntimo e intrasferível. Portanto, você pode fazer do jeito que sua intuição mandar.

Ah, e depois de pronto, você pode pendurar seu mural atrás da porta do armário, na parede, na mesa de trabalho. É importante que fique em algum lugar que você veja sempre. Dessa maneira, você estará sempre alimentando suas intenções de energia e garantindo foco.

Meu mural fica embaixo do vidro da mesa de trabalho. Assim, todos os dias olho para ele e reafirmo minhas intenções.

Meu mural fica embaixo do vidro da mesa de trabalho. Assim, todos os dias olho para ele e reafirmo minhas intenções.

Esse exercício provoca uma reflexão sobre a nossa existência e o que de fato estamos fazendo com o precioso tempo que nos é concedido, em cada minuto dos 365 dias do ano.

Lembre-se que onde vai sua intenção, a energia flui. Consciente disso, deixo aqui o convite, para que você gaste os últimos dias desse ano, projetando suas intenções e lançando-as para o Universo.

Com meus pezinhos voltados para o próximo ano, desejo que cada intenção se concretize e pavimente o caminho que você escolheu.

Feliz 2019!!

bj bj

Seja Feliz

“Fica decretado  que todos os dias da semana,  inclusive as terças-feiras  mais cinzentas, têm direito  a converter-se em manhãs  de domingo.” (Os Estatutos do Homem, Thiago de Mello, com tradução de Pablo Neruda)

“Fica decretado

que todos os dias da semana,

inclusive as terças-feiras

mais cinzentas, têm direito

a converter-se em manhãs

de domingo.” (Os Estatutos do Homem, Thiago de Mello, com tradução de Pablo Neruda)

Desejo que o Ano Novo traga dias felizes, como uma manhã de Natal, repleta de sonhos possíveis e impossíveis, ao pé da grande árvore da vida.

Nos vemos em 2019!!

Bj Bj

Alquimia do ar e da vida

Feng Shui Vera Sousa.jpg

Para quem não sabe, a tradução literal de Feng Shui é Vento e Água. Desses dois elementos, o vento é o mais sutil pois sequer conseguimos enxergá-lo. Apesar disso, podemos sentir sua presença no balançar das árvores, no prenúncio de uma tempestade ou no assobio que produz entre as frestas das janelas. Na natureza, o ar está em constante movimento e sempre se regenerando. É esse movimento que precisamos repetir em nossas casas para manter o bem-estar dos moradores. Quando falta o ar, a vida acaba. Simples assim.

Então, se você já “destralhou", limpou e criou espaço para mudar algo nessa estação, vamos aproveitar esse movimento e limpar o ar da casa?

A purificação do ar pode ser feita de várias formas, através do uso de:

  • defumação

  • aromaterapia

  • plantas

  • pedras

  • som

É vasta a literatura sobre esse assunto. Mas, escolhi compartilhar dois recursos que utilizo muito e recomendo aos meus clientes.

LIMPEZA ELETROMAGNÉTICA

Em quase todas as casas que visito, a presença de aparelhos eletrônicos, nos quartos de dormir, é constante. Esses aparelhos emanam energia eletromagnética que é invisível, mas atrapalha o sono e descanso dos moradores. Se não relaxamos profundamente, não conseguimos renovar nossa energia vital. A cabeça pesada, os olhos cansados e as dores no corpo denunciam que algo está errado. Nesses casos, se não for possível retirar os aparelhos, recomendo o uso da pedra turmalina preta bruta, ao lado deles (TV, computador, celular, roteador), na proporção da influência. Quanto mais aparelhos, maior a pedra. O Lírio da Paz é uma alternativa à pedra, por ser uma eficiente planta limpadora do ar.

Turmalina preta bruta, para limpar a energia eletromagnética produzida por aparelhos eletrônicos.

Turmalina preta bruta, para limpar a energia eletromagnética produzida por aparelhos eletrônicos.

LIMPEZA ENERGÉTICA

Quem nunca? É natural que a vida lance desafios e que fiquemos remoendo problemas, discutindo com o parceiro ou com os filhos. Essas tensões geradas pelas discussões ou maus pensamentos, também se cristalizam no ar. Acredite, a casa tem memória gravada em seus objetos, paredes, tapetes, em tudo. Quando o clima está pesado, recomendo a defumação, com auxílio de incensos naturais. E, mesmo que tudo esteja bem, uma defumação de tempos em tempos é recomendável. A chegada da Primavera é um ótimo pretexto para fazer uma limpeza energética e deixar fluir seus novos projetos. Anote o passo a passo:

  1. Escolha um incenso de que você goste. Para limpeza recomendo sálvia ou ananda. Esse último é composto de várias ervas e tem um cheiro mais forte.

  2. Conecte-se com o seu espaço. Antes de acender o incenso, feche os olhos e visualize sua casa e cada um dos ambientes. Procure lembrar do máximo de detalhes que puder. Visualize que você está entrando pela porta principal e dê a volta, mentalmente, por todos os cômodos, no sentido horário.

  3. Acenda o incenso, em frente à porta principal, e defume seu corpo, criando uma aura de limpeza com a fumaça.

  4. Com gestos suaves e circulares, movimente o braço que segura o incenso e caminhe pela casa, repetindo o mesmo caminho imaginário. Sempre no sentido horário. Eu costumo fazer o símbolo do infinito no ar, enquanto recito o mantra OM MA NI PADME HUM. Você pode falar palavras de amor, gratidão, rezar. Você escolhe.

  5. Se no tour imaginário você esqueceu de algum ambiente, aproveite para reconhecê-lo ao vivo e perceba porque você esqueceu dessa parte da casa. Talvez seja um espaço que precise de mais atenção ou de uma boa limpeza. Capriche na defumação dessa área.

  6. Quando retornar para o ponto de partida, agradeça pela felicidade de viver em um lugar abençoado pela harmonia e felicidade.

  7. Para finalizar, acenda outro incenso, dessa vez pode ser de lavanda ou sândalo e deixe queimar até o fim, no seu altar ou no local que preferir.

Feng Shui Vera Sousa.jpg

Rituais alquímicos como esse, há muitos séculos, são praticados em diversas culturas. Uma sabedoria ancestral que ajuda a religar o homem entre a terra e céu. “Quando nos conectamos com o divino, o sagrado, a vida passa a acontecer de maneira fluida e natural.” Eckhart Tolle.

Feng Shui Vera Sousa.jpg

E aqui encerro mais essa série. Espero que tenha sido útil e inspiradora para você. Que a sua Primavera venha florida de ideias e novos projetos.

Se quiser propor algum tema, envie por aqui ou me procure nas redes sociais. Os links estão no site.

Até a próxima!

Bj Bj

Para rever os capítulos anteriores, siga os links abaixo:

1. Bora “destralhar"

2. Lava, lava, lava

3. Dança das cadeiras

4. Alquimia do ar e da vida

Dança das cadeiras

Minha vida anda em décadas. Estudei onze anos na mesma escola, trabalhei treze anos num lugar, mais dez em outro, casada há vinte e seis anos, e por aí vai... Mesmo assim, cada vez mais acredito que mudar é bom e saudável. Mudar o cabelo, mudar a cor da roupa, os acessórios, o tecido do sofá, a cor das paredes. Aproveite que a natureza está aberta para essa energia e surfe essa onda.

Feng Shui Vera Sousa.jpg

Primavera é a estação dos novos inícios, de plantar novas sementes. Então… por que não começar algo novo, que você vem planejando, há tempos? Aproveite o movimento que está fazendo em casa, “destralhando” e limpando, para dar mais um passo em direção ao novo.

Comece mudando objetos de lugar ou trocando móveis de posição. Você vai se acostumando com a casa do jeito que está e passa a não reparar mais nela. Que tal dar uma revirada na decoração e inventar uma nova composição? Essa dança das cadeiras é super saudável para tirar a gente da zona de conforto e ressignificar a relação com a casa.

Feng Shui Vera Sousa.jpg

Dar novo uso a um objeto velho, resgatar alguma peça de família esquecida no fundo de um armário, são exemplos do que pode ser feito sem muito esforço. Mas se você se animar mesmo, troque as cores das paredes, os tecidos dos sofás, os tapetes. Será como mudar de casa. Os novos estímulos e cheiros vão provocar novas sensações.

feng Shui Vera Sousa.jpg

A mudança pode não ser física, mas de rotina criando um espaço adequado para que você realize um novo projeto.

Por exemplo, se você quer:

  • Colocar em prática seus dotes artísticos e ganhar um dinheiro extra vendendo suas peças artesanais: determine um espaço para trabalhar e deixe à mão o seu material, mesmo que seja uma estação de trabalho temporária. Se você não facilitar o acesso, aumentam as chances de abandonar a ideia e deixar tudo para a próxima Primavera…

  • Começar a escrever um livro? Abra um espaço na agenda e deixe algumas horas livres para se dedicar à escrita. Mesa e cadeira confortáveis também são importantes para o projeto avançar e a lombar não reclamar.

  • Meditar todas as manhãs! Coloque o despertador alguns minutos antes do horário habitual e escolha um cantinho silencioso da casa. Quinze minutos já são suficientes para começar. Com o tempo, a prática se torna tão automática quanto escovar os dentes.

Pense no que você gostaria de começar e o que falta para isso acontecer. Sem pestanejar coloque em prática. Essa é a estação que pede AÇÃO!

Enquanto eu defino o que eu vou fazer aqui, você pensa daí e vamos juntos movimentar essa energia para expandir nossos dons. Afinal, dar forma ao sonho é parte da trajetória.

Feng Shui Vera Sousa.jpg

Bj bj e até sexta!

Fique de olho nos próximos capítulos, todas as sextas-feiras, de setembro:

1. Bora “destralhar"

2. Lava, lava, lava

3. Dança das cadeiras

4. Alquimia do ar e da vida

Lava, lava, lava...

Feng Shui Vera Sousa.jpg

A ordem é a base sobre a qual repousa a beleza.” - Pearl Buck

Há quanto tempo você não lava os tapetes, cortinas e edredons?

Pois está chegando a época boa de levantar a poeira, chacoalhar os tapetes, lavar cortinas e abrir todas as janelas para ventilar: mais uma semaninha e estamos entrando na Primavera.

Além de se preocupar com a limpeza da roupa de cama, mesa e banho, os itens de decoração também merecem cuidados especiais periódicos para evitar o acúmulo de poeira e outros tipos de sujeira que podem causar problemas à saúde dos moradores.

Feng Shui Vera Sousa.jpg

Utilizar o serviço profissional para lavar tapetes e cortinas é indicado para aumentar a durabilidade das peças e não sacrificar seus eletrodomésticos. Você também pode organizar uma agenda na lavanderia para não pesar no bolso!

Primeiro vão os tapetes, depois as cortinas, edredons, almofadas e assim por diante. Dessa forma, a casa não fica fria tirando tudo de uma vez. Mas é importante que esse movimento seja coordenado para que tudo fique limpo na mesma época. Assim, você não perde o controle da próxima lavagem.

feng Shui Vera Sousa.jpg

A frequência vai depender da região em que você vive, da quantidade de poluição e tráfego, mas anote algumas regrinhas gerais:

Capas de sofá e almofadas: devem ser lavadas duas vezes por ano. Em residências com animais, essa frequência deve ser aumentada para uma vez ao mês.

Edredons e cobertores: Considerando um uso normal das peças, aconselha-se lavá-las, em média, de três em três meses.

Cortinas: duas vezes ao ano é o suficiente, mas se você vive em um local com muita poluição, deve lavar a cada três meses.

Tapetes: a recomendação mínima é lavar duas vezes ao ano, mas isso depende também se a casa tem animais e se o moradores não têm o hábito de tirar os sapatos ao chegar da rua. Nesses casos, essa frequência precisa aumentar para pelo menos três vezes ao ano, pois este tipo de peça acumula um número considerável de fungos e bactérias, por ser um local onde as pessoas pisam constantemente.

Feng Shui Vera Sousa.jpg

Todas as peças que voltarem da lavanderia e não forem mais utilizadas, nessa estação, precisam ser armazenadas adequadamente. As capas de TNT ajudam o tecido a respirar. Outra alternativa, que economiza muito espaço de armazenagem, são as sacolas a vácuo (VacBag) que evitam o mofo e o mau cheiro.

E já que o assunto é “lava, lava, lava”, aproveite que as cortinas foram dar uma volta na lavanderia para limpar janelas e as paredes onde elas ficam encostadas. Repare na quantidade de poeira que fica escondida atrás delas…impressionante.

Essa etapa é um pouco desgastante, mas garanto que, quando tudo estiver de volta, com cheirinho de limpeza, você vai adorar!

Semana que vem tem mais. Até sexta.

Bj bj

Fique de olho nos próximos capítulos, todas as sextas-feiras, de setembro:

1. Bora “destralhar"

2. Lava, lava, lava

3. Dança das cadeiras

4. Alquimia do ar e da vida