Cozy, hygge, homely, comfy, o que é?

Aconchegante, gostoso, caseiro, confortável. Cada um desses adjetivos, em língua estrangeira, é utilizado para designar um tipo de decoração ou mesmo de estilo de vida. Algumas dessas palavras, em inglês ou dinamarquês, vieram de diferentes culturas, climas e invadiram o vocabulário do mundo do design. Todas são características que sintetizam a qualidade energética do Elemento Terra.

Sabe aquele cantinho da casa, em que você adora estar?

Em geral acompanhado de um livro, uma bebida quente ou uma taça de vinho. Então, essa sensação relaxada, de um domingo de manhã, é o que essas palavrinhas ajudam a criar.

Um espaço para desconectar do barulho exterior.

Pode ser no seu quarto, na sala ou em uma simples poltrona. Onde você experimenta essa sensação, é o canto Terra da sua casa.

Essa foto é do meu canto Terra, na minha casa atual. Ao lado de um abajur grande, que ilumina o livro enquanto eu leio, ao cair da noite. Parece ter um imã ali, que me atrai para o relaxamento e desacelera meu dia. Também é o meu canto para meditar, todas as manhãs, enquanto a casa e a rua estão em silêncio.

A luz tem um papel importante na criação desse tipo de ambiente. Quente e indireta, são as melhores. Transformam o espaço, apagando as imperfeições e, literalmente, jogando luz naquilo que você quer evidenciar.

O estilo Hygge (hyoo-guh), nascido na Dinamarca, busca trazer o bem-estar para os moradores, criando espaços agradáveis para estar em casa, durante os longos períodos de inverno. Mas não só. Hygge vai além da decoração e transborda para as relações e momentos de convívio genuíno. Essa também é uma característica do Elemento Terra. Não à toa, é o elemento que rege a área dos Relacionamentos, no Ba Guá.

São raros os momentos de conversa franca, olho no olho, sem interferência de televisão, celular ou qualquer outra distração eletrônica, não é mesmo? O barulho externo, cada dia mais alto, reduz a escuta presente e ativa.

Terra também fala de centro, voltar-se para o eixo.

No outono/inverno, essa reconexão pode vir num banho quente, no tricotar de um cachecol ou numa conversa ao pé da lareira.

Na primavera/verão, pode vir do contato com a natureza, colhendo uma fruta do pé, caminhando embaixo da sombra das árvores.

No Feng Shui, traduzimos essa energia da Terra, utilizando alguns recursos na casa:

  • Conforto visual : um ambiente organizado acalma, ordena as ideias e inspira aconchego, segurança;

  • Iluminação: abajures e velas reproduzem a luz natural;

  • Textura: formas orgânicas, suaves, objetos de cerâmica, preferencialmente feitos à mão;

  • Fibras naturais: linho, algodão e lã têm o melhor toque para a nossa pele;

  • Natureza viva: acompanhar, de perto, o crescimento de uma planta ajuda a desenvolver a habilidade do cuidado com tudo o que é vivo

Me conta, qual é o seu cantinho Terra?

Até pra semana!

Bj Bj


Como criar ambientes Terra?

Qualquer estímulo que tenhamos a nossa volta, influencia nosso bem-estar físico e emocional. Você pode trazer os atributos da Terra para criar um ambiente com esse temperamento. Mas ele será equilibrado, quando combinar a Terra com as outras quatro energias, nomeadamente: Madeira, Fogo, Metal e Água. A receita para isso, eu ensino no meu Curso de Feng Shui online NATUREZA DO EQUILÍBRIO.