AGENDA DE CURSOS

Feng Shui Vera Sousa.jpg

Estou muito feliz em anunciar minha AGENDA DE CURSOS para o primeiro semestre de 2019!!!

Durante minha formação como Consultora de Feng Shui, tive muitos mestres, no Brasil e Exterior. E, depois de mais de 10 anos de atuação em Consultoria, decidi dividir o conhecimento que acumulei para formar novos profissionais e contribuir com quem já atua na Consultoria. Meu campo de estudos tem foco nos métodos da Forma, do Ba Zhai e Chapéu Negro.

Os módulos foram construídos para equalizar conhecimento, método e compartilhar a bibliografia e aprendizados garimpados durante esse percurso. Uma sessão com estudo de casos fará o fechamento de cada módulo que terá Certificado, material exclusivo e grupo reduzido.

MÓDULO I: Fundamentos do Feng Shui

Nesse módulo, vamos percorrer os fundamentos da filosofia que suporta todos métodos de Feng Shui conhecidos. Taoismo, I Ching, Chi, os 5 movimentos, simbologia dos trigramas, ciclos de geração e controle, geometria sagrada, proporção áurea, além de técnicas de correção essenciais.

Carga horária: 18 horas, divididas em 2 dias, com Certificado

Datas: 23 e 24/3 ou 6 e 7/4 ou 4 e 5/5

MÓDULO II: Método da Escola Americana ou Chapéu Negro

Nesse módulo, vamos rever os conceitos básicos da Escola Americana, criada pelo Prof. Lin Yun, responsável pela disseminação do Feng Shui no Ocidente. Vamos avaliar simbolicamente os desafios da vida que a planta do imóvel sinaliza, praticando a teoria na análise de plantas e estudando casos dos alunos.

Carga horária: 36 horas, divididas em 4 dias, com Certificado

Pré-requisito: Módulo I - Fundamentos do Feng Shui

Datas: 11 a 14/4 ou 16 a 19/5

MÓDULO III: Método Ba Zhai, o sistema das Oito Residências

Também conhecido como Feng Shui clássico, vamos aprofundar o conhecimento do significado do sistema das 8 residências, dos Trigramas, uso da bússola, Ming Gua e as direções pessoais. Com teoria e prática, aprofundaremos os conhecimentos nesse método analisando casos através do estudo em grupo e análise individual, para determinar os elementos que devem ser utilizados fisicamente para alimentar ou drenar a energia presente na posição das 8 estrelas.

Carga horária: 36 horas, divididas em 4 dias, com Certificado

Pré-requisito: Módulo I - Fundamentos do Feng Shui

Datas: 25 a 28/4 ou 23 a 26/5

Por enquanto é isso, mas já estou elaborando outros cursos que vão trazer ferramentas adicionais, com foco em formar bons profissionais nessa arte.

A inscrição para o Módulo I já está disponível no link abaixo. Te espero lá!

INSCRIÇÃO, acesse: https://www.eventbrite.com/e/modulo-i-fundamentos-do-feng-shui-tickets-56761812108

Bj Bj

Não existe transformação sem perda.

Feng Shui Vera Sousa.jpg

Ouvi essa frase, em um curso com a Patrícia Weiss. O contexto em que ela trouxe essa pérola de sabedoria foi a transformação do olhar para a construção de narrativas. Entretanto, extrapolando para a vida, há momentos em que nos vemos diante de uma encruzilhada. Tentamos prever, pesar, avaliar, projetar, acreditando que podemos controlar o destino. Mas a verdade é que, quando falamos da vida, não existe “se” ou “quando”.

- “Se eu tivesse feito isso, provavelmente hoje eu seria aquilo, ou estaria naquele lugar.”

- “Quando eu for para tal lugar, serei assim ou assado.”

Essa tentativa de controle é ilusão. Não podemos refazer o passado, tampouco adivinhar o que o futuro nos reserva.

Dessa maneira, o que nos resta é o tempo presente. Com uma única certeza: tudo muda. Sempre. E a natureza está sempre nos apresentando isso, de forma resignada e natural. Há o tempo de semear, florescer, frutificar, colher e morrer.

Nesse ciclo de transformação, acontece um processo de dissolução do que não serve mais. A árvore, por exemplo, vai largando suas folhas e recolhe toda sua energia nas raízes, para conseguir atravessar o Inverno, segura de que a Primavera virá novamente. A perda é inexorável pois ela nunca mais será a mesma. Seu tronco engrossará, as folhas terão outras cores e as flores também.

É preciso aceitar essa lei da natureza e fluir com a naturalidade. Perceber quando é hora de soltar as folhas e renascer.

Não digo que é fácil. Nunca saberemos se era melhor o caminho A ou B. Mas, prefiro seguir minha intuição e simplesmente ir.

Bj bj

#10yearschallenge

Lake Louise, Canadá, 2009

Lake Louise, Canadá, 2009

Esse tal de #10yearschallenge me fez voltar no tempo e relembrar um ano de muita transformação. Em 2009, dei uma pausa na publicidade e mergulhei de cabeça nos estudos de Feng Shui, durante um merecido ano sabático. Pra isso, fui conhecer, pessoalmente, mestres que eu só acompanhava nos livros, e que me foram recomendados pela querida mestra @silvanaocchialini. Em ordem cronológica da viagem:

Nesse Seminário em Calgary, no Canadá, conheci o Prof. Lin Yun. Aulas em chinês, com tradução simultânea para inglês. O gesto que ele faz com as mãos, na foto, chama-se “ Blessing Mudra ”. Lembra uma flor de lótus. Ele ficou muito feliz em ter uma brasileira na turma!

Nesse Seminário em Calgary, no Canadá, conheci o Prof. Lin Yun. Aulas em chinês, com tradução simultânea para inglês. O gesto que ele faz com as mãos, na foto, chama-se “Blessing Mudra”. Lembra uma flor de lótus. Ele ficou muito feliz em ter uma brasileira na turma!

1. H.H. Prof Lin Yun, em Calgary, no Canadá. Monge Budista Tibetano, falecido em 2010, fundou a Escola America ou Chapéu Negro, e foi responsável pela introdução desse conhecimento milenar no Ocidente.

Um final de semana, em Monterey, na Califórnia. Minha primeira vez na costa Oeste e uma lembrança doce dessa mulher forte e iluminada. Saudades da Denise Linn.

Um final de semana, em Monterey, na Califórnia. Minha primeira vez na costa Oeste e uma lembrança doce dessa mulher forte e iluminada. Saudades da Denise Linn.

2. Denise Linn, em Monterey, na Califórnia. Descendente de índios americanos da tribo Cherokee, é uma xamã fantástica que sempre me inspira com o Feng Shui para a alma e limpeza de espaços. 

Eu já estava no final da jornada, longe de casa há quase 20 dias…Saudades do marido, da família e da minha cachorrinha Guida. Acho que o dash Oreon, da querida Nanci SantoPietro, percebeu e veio me fazer um carinho!

Eu já estava no final da jornada, longe de casa há quase 20 dias…Saudades do marido, da família e da minha cachorrinha Guida. Acho que o dash Oreon, da querida Nanci SantoPietro, percebeu e veio me fazer um carinho!

3. Nanci SantoPietro, em Nova York. Psicóloga que tem um trabalho riquíssimo diagnosticando distúrbios emocionais através das patologias das casas.

E tudo isso numa só tacada. Foram 20 dias viajando, sozinha. Estudando, conhecendo novos lugares, novas pessoas e ouvindo dilemas iguais em línguas diferentes. Foi uma “baita” experiência.

Às vezes, temos que nos lançar no vazio, acreditando que um ciclo se fechou. Pra isso, a qualidade das sementes que plantamos será vital para o novo ciclo. Sigo regando essas sementes com mais conhecimento, prática e amor pelo ofício de tornar a casa um lugar que favoreça a vida.

❤️

Foi uma viagem de muitos contrastes. Uma imagem  Yin : das geleiras, no Parque Nacional de Jasper, nas Montanhas Rochosas, Canadá.

Foi uma viagem de muitos contrastes. Uma imagem Yin: das geleiras, no Parque Nacional de Jasper, nas Montanhas Rochosas, Canadá.

E outra imagem  Yang : no calorzinho da Califórnia, direto do Aquário de Monterey.

E outra imagem Yang: no calorzinho da Califórnia, direto do Aquário de Monterey.

Hora da colheita

Fengshuiverasousa

Nossa romanzeira de varanda nos deu duas romãs esse ano. E já que as maritacas deixaram pra nós, hora de colher.

A romã é símbolo de fertilidade e prosperidade. Antigamente era figura fácil nos jardins das casas brasileiras. Hoje, ainda encontramos algumas, sobreviventes na selva de pedra de São Paulo.

E como manda a lei da naturalidade, o Verão chega todos os anos, mas as flores, as folhas e os frutos nunca são os mesmos. Como nós. A cada ciclo mais cabelos brancos, menos tralhas, mais sabedoria. O que nunca muda são os valores e nossa essência. É isso que devemos preservar. O resto é transitório, como as estações.

Até mais!

Bj bj

#fengshui #fengshuiverasousa #verao2019 #natureza #beleza #rodadavida

Fotos @sidney.salu

Fengshuiverasousa
Fengshuiverasousa

Pés a andar para 2019

FengShuiVeraSousa.JPG

Intenção: substantivo feminino; aquilo que se pretende fazer; propósito; plano; ideia

Já parou para pensar nas suas intenções para 2019? Pois eu já!

Tenho uma lista de intenções desenhadas, literalmente. Mas como eu faço isso?

  1. Primeiro, folheio todas as revistas de casa e recorto imagens e frases que, por alguma razão, falam comigo. Sem julgamento. Afinal, sonhos não têm limites!

  2. Depois, divido uma folha A3, em 9 quadrados e em cada um escrevo uma palavra que representa uma área da vida, que merece atenção: carreira, aprendizados, família, conquistas, reconhecimentos, amor, filhos, amigos e saúde.

  3. Então, volto aos recortes e procuro identificar uma imagem ou frase que remeta às minhas intenções para cada área. Na respectiva área, colo o recorte. Se faltarem imagens para simbolizar alguma intenção, você mesmo pode escrever. O mural é pessoal, íntimo e intrasferível. Portanto, você pode fazer do jeito que sua intuição mandar.

Ah, e depois de pronto, você pode pendurar seu mural atrás da porta do armário, na parede, na mesa de trabalho. É importante que fique em algum lugar que você veja sempre. Dessa maneira, você estará sempre alimentando suas intenções de energia e garantindo foco.

Meu mural fica embaixo do vidro da mesa de trabalho. Assim, todos os dias olho para ele e reafirmo minhas intenções.

Meu mural fica embaixo do vidro da mesa de trabalho. Assim, todos os dias olho para ele e reafirmo minhas intenções.

Esse exercício provoca uma reflexão sobre a nossa existência e o que de fato estamos fazendo com o precioso tempo que nos é concedido, em cada minuto dos 365 dias do ano.

Lembre-se que onde vai sua intenção, a energia flui. Consciente disso, deixo aqui o convite, para que você gaste os últimos dias desse ano, projetando suas intenções e lançando-as para o Universo.

Com meus pezinhos voltados para o próximo ano, desejo que cada intenção se concretize e pavimente o caminho que você escolheu.

Feliz 2019!!

bj bj