Qual a medida para o descarte?

A resposta do sábio seria: depende.

Existem algumas medidas padronizadas que aprendemos nos cursos de Organização Profissional. Por exemplo: uma casa deve ter no máximo dois jogos de lençóis para cada cama, três jogos de toalhas para cada morador, e por aí vai.

Estudei com a Marie Kondo e, logo que comecei a aplicar esse método, percebia uma certa resistência e até medo dos meus clientes. Ficavam apavorados com a ideia do descarte de tudo. Isso porque o método ficou famoso através de uma série na Netflix, que mostrava pilhas e pilhas de roupas sendo descartadas. É claro que o entretenimento carrega nas tintas para capturar a atenção da audiência. Mas de fato, existem casas excessivamente cheias. Mas quem define essa medida?

Na minha perspectiva, a medida deve ser a quantidade que você dá conta de cuidar.

Se você tem um cãozinho vai precisar comprar comida, garantir que tem água, levar ao veterinário, pensar com quem vai deixar quando viaja. As plantinhas também. Você pode ter uma floresta em casa. O trabalho para cuidar delas será proporcional. Regar, trocar o substrato, podar, colocar ao sol, trazer para a sombra.

A posse responsável, não se aplica apenas aos pets e plantas. Na verdade, aplica-se a tudo o que rouba o seu tempo e energia.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
— O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

Claro que você pode ter um closet de dois andares! Mas vai gastar muito tempo para cuidar, organizar, garantir que usa as peças todas para não embolorarem. Ou vai contratar alguém para organizar, arejar, aspirar.

Depósitos, cheios de coisas paradas, são sempre energia parada. Seja na garagem (passado) ou no sótao (futuro). E o que fica à distância, também é energia desperdiçada. A preocupação constante com essas ramificações dos seus pertences espalhados em diversas casas, storages, garagens, casa da mãe, de amigos, são apenas despesa e desperdício.

Há quem terceirize esse cuidado. E está tudo certo. Só vai ficar mais caro. Então a medida é o quanto consegue pagar para ter esse serviço de luxo.

Por isso, acredito que o melhor caminho é sempre manter apenas o que faz sentido e usar. O planeta agradece e a saúde física e mental também.

Até pra semana!

Bj Bj


Para ajudar nas suas escolhas

Criei essa série, baseada na minha prática, organizando casas e pessoas. Espero que te ajude a rever seu acervo . Espia lá:

Última chamada

Venha estudar Feng Shui comigo. A nova turma do curso online Mensagens da Casa começa no dia 7 de fevereiro. Para saber mais siga o link.

Te espero!