A força do Yin

Foto: Expresso.pt

Essa é a Dna Celeste.

Figura incontornável, que teve um papel importantíssimo na revolução pacífica, que colocou fim à ditadura portuguesa, que se arrastou por 48 anos. Foram tempos sombrios que fizeram muitos portugueses emigrar, inclusive meus pais, para o Brasil.

Ontem, celebrou-se o aniversário de 50 anos da vitória da democracia sobre o autoritarismo fascista. Conhecido como Dia da Liberdade ou simplesmente 25 de Abril. Porém, o nome mais bonito dessa efeméride é mesmo Revolução dos Cravos.

Sabe-se que Dna Celeste Caeiro, empregada de mesa, de um restaurante no centro de Lisboa, naquele dia, havia sido dispensada do trabalho pelo patrão. Entretanto, antes dela sair, pediu que levasse consigo, os cravos vermelhos que estavam guardados para enfeitar as mesas, pois não sabia quando poderia voltar a abrir o restaurante. Dna Celeste assim o fez. Apanhou a braçada de flores e saiu pela cidade.

No caminho, encontrou a multidão contida por tanques e soldados. Perguntou a um deles o que se passava. O soldado respondeu que era uma revolução para derrubar o regime. Ela ofereceu ajuda, já que eles estavam ali há muitas horas. O soldado pediu cigarros. Ela não tinha. Ofereceu um cravo, que ele imediatamente colocou no cano da arma, como se fosse um vaso. O gesto foi imediatamente repetido pelos outros soldados, os cravos todos distribuídos. A história ganhou a cor vermelha e um símbolo que, há 50 anos, enche de orgulho aqueles que lutam pela liberdade.

Essas imagens, registradas por diversos fotógrafos da época, espalharam-se pela Europa junto com o sentimento de otimismo por tempos melhores.

Quando ouço essa história real e cheia de significado, lembro-me do poder do feminino. O cravo dentro de uma arma de fogo, é símbolo da suavidade do feminino Yin contendo a força da energia masculina Yang.

Dna Celeste deveria receber todas as honrarias e mais algumas por esse gesto, aparentemente banal, que marcou toda uma geração e continua a ser o principal símbolo desse acontecimento histórico.

Até pra semana e viva a Liberdade!

Bj Bj

Foto: Eduardo Gageiro, exposição Factum, Cordoaria Nacional, Lisboa


Quer saber mais sobre Yin Yang?

Conheça o significado da cor vermelha do cravo.