Um dia de Casa Vogue Experience, quero mais!

Foi um dia cheio de aprendizados no Casa Vogue Experience Day. Para quem não teve oportunidade de ver, compartilho aqui um pouquinho do que vi e ouvi no último dia 21 de outubro. Um domingo chuvoso, mas repleto de inspiração. 

PARTE 1: GUTO REQUENA, SONS QUE CONSTROEM ESPAÇOS E AFETOS

Guto Requena, inspiração para um mundo melhor.

ME CONTA UM SEGREDO?

Guto Requena é um daqueles caras que fazem você acreditar que o mundo e o Brasil têm jeito. Apresentou vários de seus projetos com um entusiamo invejável. Um deles é o "Me conta um segredo?", obra de arte pública, temporária e interativa que ocupou a Praça Coronel Fernando Prestes, no Bairro do Bom Retiro, em São Paulo. As cores dos móveis misturavam as cores das várias bandeiras dos países dos imigrantes que povoam o bairro. Um dos móveis, lembra um orelhão. Dentro dele um telefone convidava as pessoas a revelarem seus segredos. E pasmem, segundo o Guto, o segredo mais compartilhado é traição! Acredito demais na ocupação dos espaços públicos como forma de curar essa cidade tão mal tratada.  O entorno é responsável por 70% da qualidade energética do lugar que você habita. Ao cuidar dele, estamos cuidando de nós.

Instalação da obra Me conta um segredo?

LOVE PROJECT

Outro projeto encantador que ele apresentou foi o  Love Project. Apaixonante a maneira como o Guto e uma equipe técnica conseguiram capturar emoções e transformá-las em objetos únicos. Imaginem um mundo em que todos os objetos tenham significado? Que sejam forjados a partir do afeto e do amor? E ele foi mais longe, criou uma linha de jóias chamada  Aura Pendant . Através de um aplicativo, você conta sua história de amor. A intensidade das ondas sonoras forma uma Mandala que será impressa em 3D, materializando esse sentimento de amor. Pára tudo!! Amor e tecnologia juntos para criar objetos com propósito. Esse é o mundo de que precisamos.

Aura Pendant, joia criada a partir de uma história de amor...

PARTE 2: ALINE MATSUMOTO, A FLOR QUER SER ADMIRADA

Amo flores, reconheço a importância delas para mudar a energia de um ambiente. Por isso, escolhi essa vivência, entre tantas oferecidas pelo evento.  Fui surpreendida pela qualidade da estrutura oferecida, quantidade de participantes e pela delicadeza da mestra Aline.
Tenho fascinação pela cultura oriental, repleta de rituais, conceitos e valores. Em pouco mais de uma hora, Aline transmitiu tudo isso. Respeitosa com as plantas, conduziu a turma a refletir na intenção do arranjo que produziríamos, com as seguintes perguntas:

Por que o está fazendo? Onde será exposto? Qual a intenção dele?

Uma vez estabelecida a intenção, devemos escolher a flor mais importante e depois seus coadjuvantes. Isso posto, definir sob qual ângulo a flor principal seria admirada. Afinal, essa é sua nobre missão.

Ela pegava cada uma das flores e banhava antes de completar o arranjo, que serviu de modelo para o grupo. Em alguns minutos, um lindo e imponente arranjo se materializou e serviu de inspiração. Espia só o que eu fiz:

Flores tropicais devem ser banhadas antes de serem utilizadas nos arranjos. E o caule deve ser cortado dentro d'água para que o ar saia e a água entre.

Não parecem micro passarinhos, no lugar de flores?

Na foto, criadora e criatura. Arranjo lindo para embelezar a área do Sucesso e Reconhecimento, na minha casa.

PARTE 3: MONJA COEN, A CASA COMO ESPAÇO SAGRADO

Dispensando apresentações, Monja Coen conseguiu estabelecer um ambiente zen, mesmo em uma sala lotada de pessoas ávidas por sua sabedoria. Conduzindo uma meditação, antes de responder à jornalista que a entrevistava, Monja Coen respondeu em seguida à pergunta que dava nome à sua palestra: o que torna uma casa um espaço sagrado? 

Monja Coen e sua generosa sabedoria.

Resposta: Amor. Numa casa que tem amor, a vida é saudável.

E para isso, o primeiro passo é se reconhecer como um ser sagrado. Damos tão pouco valor à vida, apegados ao ter e não ao ser. E falando em ser, disparou:  “Procure fazer com que as pessoas sejam como elas são. Não que elas sejam como você.” Em um mundo regido por influenciadores e seguidores, essa parece ser uma nobre missão para Youtubers, blogueiros, vlogueiros, etc, etc.  

Com propósito claro, sentido e afeto a humanidade tem futuro. Eu acredito!

Até a próxima.

Bj Bj

Para uma consulta personalizada, entre em contato.