A Lua e a Água

Belém, Lisboa

A foto não está grande coisa, mas a visão da super-Lua azul foi espetacular, na madrugada dessa quinta-feira, 31 de agosto. Outra igual a essa, só daqui a 14 anos.

Nessa semana, em que a Lua esteve em pauta, recebi um vídeo animado que demonstrava o movimento das águas do nosso planeta, influenciado por ela. À medida que a Lua circunda a Terra, a sua força gravitacional atrai as águas dos oceanos, fazendo com que se movam para a frente e se acumulem por debaixo dela.

Constatamos esse movimento, ao observar a subida e descida das marés e a afluência às maternidades, a cada mudança de fase da Lua. A Lua mexe com as àguas do planeta, incluindo as nossas. Afinal, os Oceanos representam 70% do planeta, assim como nosso corpo é 70% feito de água.

Não existe vida sem água.

Por onde a água passa, ela oferece a sua energia para nutrir a nossa existência. Ela não faz distinção. Beneficia a todos sem preferência ou julgamento. Molha tudo o que toca. Por isso, a bondade sublime é uma de suas virtudes.

Muito celebrada pelos mestres Taoístas, a Água também está associada à virtude da humildade. Como o seu movimento é sempre para baixo, chega a todos os lugares. Os locais desprezados, sem luz, as gretas mais profundas, onde ninguém quer estar, recebem a visita da Água.

A maleabilidade é outra característica inspiradora da Água. No seu caminho natural, para baixo, vai se moldando ao terreno por onde passa. Quando vem em torrentes fortes, demonstra sua força natural. E, seja qual for o obstáculo, ela vai passar. Suavemente ou derrubando o que bloquear o seu caminho.

Como não tem forma, ela não pára, está sempre em fluxo. Mesmo que o caminho seja difícil, cheio de buracos, ela acumula até transbordar para a liberdade. Ela sempre encontra uma saída. Sabedoria é outra virtude associada a esse Elemento.

A Lua e a Água

Mesmo quando a Lua está em sua fase mais brilhante, ilumina pouco, forma sombras, cria vultos. Lua e Água estão ligadas ao mistério, perigo e medo. Talvez por isso, as duas mexam tanto com as nossas emoções.

E a Água na nossa casa?

Desde que não esteja presente como patologia, em forma de vazamento ou infiltração, a energia da Água é sempre bem-vinda. Traz atributos como: recolhimento, introspecção, descanso.

A patologia precisa ser tratada. Vai dar trabalho, porque ela é persistente. Mas ela nos ensina, abundantemente, a não desistir e lidar com as nossas emoções.

No ambiente, essa energia está presente na Lua, no Inverno, no rio e no mar. A cor preta ou azul escuro e formas sinuosas são maneiras de a representar.

Pessoas influenciadas pela Água são maleáveis, sedutoras, simpáticas e muito sensíveis. Possuem uma habilidade nata para comunicar e promover suas ideias. Criativas e de fácil relacionamento têm uma percepção apurada e são muito persistentes.

Você se identifica com as características da Água?

Até pra semana!

Bj Bj


Como vestir a Água?

Apesar de não ter forma, a Água pode ter sua energia representada através das cores. Para “vestir a água” no seu dia-a-dia, eu preparei algumas dicas nesse vídeo. Espia lá:

Como criar ambientes Água?

Qualquer estímulo que tenhamos a nossa volta, influencia nosso bem-estar físico e emocional. Você pode trazer os atributos da Água para criar um ambiente com esse temperamento. Mas ele será equilibrado, quando combinar a Água com as outras quatro energias, nomeadamente: Madeira, Fogo, Terra e Metal. A receita para isso, eu ensino no meu Curso de Feng Shui online NATUREZA DO EQUILÍBRIO.