Céu, a energia do pai

Grande parte, do meu encantamento pelo Feng Shui, vem da simbologia que está na base da filosofia que deu origem a essa arte. Símbolos que emprestam da natureza suas características e nos ajudam a interpretar situações, indicam caminhos, decifram nossa casa e a nossa alma.

O Céu, também conhecido como O Criativo, é um dos oito trigramas que simbolizam os oito estados essenciais da natureza e do universo. A energia do Céu está associada a atributos como: liderança, força, decisão, movimento constante, transformação, transparência, expressão da força criativa. A essência do Céu são as mutações que também são a base do I Ching.

Três linhas Yang empilhadas formam a imagem do trigrama Céu, demonstrando o estado da força máxima da natureza:

No ambiente, essa energia está presente no céu claro e brilhante, muito frio, no gelo, em materiais duros e inquebráveis como as pedras preciosas. A cor branca e a forma circular também são maneiras de representar essa energia celestial.

A área do Ba Guá, associada a esse trigrama, é a dos Amigos ou Benfeitores. Representa as bênçãos que recebemos, justamente pelas nossas boas ações.

A virtude do Céu é a justiça. No seu dia-a-dia, essa qualidade energética pode ser de grande valia quando é preciso um olhar mais afastado para ser justo. Parece frieza, mas é sabedoria.

Céu, também, simboliza homem idoso, sábio, o pai.

A imagem do pai vem desse arquétipo construído ao longo de séculos. O arquétipo não muda, mas os símbolos são forjados no convívio social e por isso se transformam. Felizmente, essa imagem vem sendo substituída por um pai participativo, amoroso e que também chora.

Hoje, te contei um pouco sobre esse trigrama tão celebrado pelos mestres Taoístas. Aproveito e parabenizo todos os pais e pães que por aqui me lêem. Feliz Dia dos Pais.

Bj Bj


Falando de símbolos

Nessa playlist “BELEZA COM SIGNIFICADO”, mostro como trazer significado para cada divisão da casa, unindo técnicas de Organização com Feng Shui. Já sabe, se tiver dúvidas, me escreve.