Especial Marie Kondo: E aí como foi?

foto by Sidney Salú

E aí, como foi?

Essa foi a pergunta que mais ouvi, desde que voltei do curso de certificação no método KonMari (KonMari Method TM). Minha resposta: IN-CRÍ-VEL!!!

Vou dar alguns passos para trás, antes de avançar nessa história, pois entendo que uma certa contextualização seja necessária, para explicar porque achei tudo tão incrível.

Tenho absoluta consciência do privilégio que tive e tenho em construir uma segunda carreira, a partir daquela que foi meu ganha pão, por mais de 30 anos (sim, já tenho 52 anos…). Para quem ainda não sabe, venho de uma carreira no mundo da publicidade e comunicação. Vivi décadas entre agências de publicidade e grandes empresas. No caminho daquela menina de 19 anos passaram milhares de horas de reuniões, vôos nacionais e internacionais, produções mirabolantes, jantares, eventos, horas de pouco descanso e muito stress. Estive perto de figuras icônicas da comunicação, tanto em agências como em grandes anunciantes. Entretanto, lá pelos 42 anos (setênio desafiador!), resolvi que não queria mais aquela vida. Tirei dois anos sabáticos e me joguei nos estudos de Feng Shui, Filosofia Taoista, I Ching e tantos outros saberes ancestrais. Enquanto meus colegas faziam MBA, em algum lugar do mundo, eu viajava para o Canadá, para conhecer o Prof. Lin Yun, autoridade em Budismo e Cultura Chinesa. Ou participava de um workshop, na Califórnia, sobre vidas passadas, com a Denise Linn, descendente de índios Cherokee. Passava finais de semana inteiros no bairro da Liberdade, em São Paulo, estudando Filosofia Taoista, I Ching, e por aí vai.

Portanto, adicionar um final de semana, em Nova York , com a Marie Kondo, aprendendo a filosofia por trás do método que ela criou, é algo absolutamente natural para mim. Não quero parecer pedante, mas pontuar que é possível criar nosso futuro, a partir do presente. Mas para isso, precisamos ter alguma ideia da vida que queremos levar, ou pelo menos, a que não queremos mais. Também é preciso paciência e tempo, para amadurecer e fortalecer a visão do que pode ser uma vida diferente, daquela a que estamos habituados. No meu caso, foram dez anos, me transformando na melhor Consultora de Feng Shui e Organização que eu poderia ser.

Voltando ao curso, o mais incrível, nesse processo de certificação, é ter a oportunidade de conhecer casos do mundo todo e perceber como nossas dores e alegrias são parecidas. São cerca de 300 consultores, espalhados em 30 países. Fico feliz em fazer parte dessa comunidade e poder ajudar meus clientes em seus próprios processos de transição. Sejam eles, carreiras, relacionamentos, família. O método ajuda não só a organizar a casa, mas a definir que tipo de vida você quer levar. Se você está nessa fase, o método da Marie Kondo veste como uma luva.

Ainda em processo de certificação, tenho muito trabalho a fazer. Por isso, a agenda está aberta para quem quiser me chamar. É só enviar um email para vera@fengshuiverasousa.com.br.

Semana que vem, conto mais. Até breve!

Bj Bj

O curso aconteceu no lindo cenário do Jardim Botânico do Brooklyn, NY