Especial Marie Kondo - Como funciona o método?

Foto by Sidney Salú

Foram necessários dois livros e mais uma série no Netflix para a japonesa Marie Kondo popularizar seu método de organização. Aos 30 anos, ela virou uma espécie de guru da organização e uma celebridade que atravessa os tapetes vermelhos. Confesso minha aversão a modismos, mas a maneira como fui capturada pelo método dela, nada tem a ver com toda a parafernalha de marketing que envolve sua marca.

Em 2016, estava de férias, em Portugal, procurando livros sobre Feng Shui, quando me deparei com o best-seller: "Arrume a sua casa, arrume a sua vida". Devorei o livro durante as nove horas de vôo, de volta ao Brasil. Resolvi aplicá-lo como estratégia de preparação para a reforma que eu iniciaria, dali a poucos meses. E a magia aconteceu. Funcionou!

Se quiser ver como foi minha experiência, siga esse link para a série de postagens que escrevi sobre essa reforma. A princípio parecia uma loucura juntar todas as roupas da casa em uma única pilha, assim como todos os outros itens. Mas a experiência foi maravilhosa. E, foi por conta disso que decidi fazer o curso de certificação com ela. Consegui, finalmente, encontrar uma metodologia que fazia sentido para mim e para o trabalho de Feng Shui que já realizava. Isso porque o método segue algumas premissas básicas:

  • É fundamentado no sentimento da pessoa para cada objeto que possui, e não apenas no critério racional da funcionalidade ou tempo do objeto sem uso;

  • No processo de descarte, você deve segurar cada item e se perguntar: “Isso me traz alegria?” Só fica o item para a resposta afirmativa. Para isso Marie Kondo cunhou a expressão “spark joy”. Uma forma de sintetizar o sentimento de alegria.

  • Só pode ser realizado pelo dono dos itens, ou seja, não é uma tarefa terceirizável para um funcionário do lar.

  • A organização segue uma sequência por categoria e não por cômodo: roupas, livros, papéis, komono (objetos diversos) e lembranças.

A princípio parece que não vai funcionar, mas com o suporte de um consultor, que trabalha ao lado do cliente, a tarefa torna-se mais leve. Para isso é preciso construir uma relação de confiança e cumplicidade. Já tive a felicidade de aplicar o método como Consultora. A transformação é mútua. Leia aqui um depoimento:

“Ufa! É lindo o que você leva, o que estimula, seu carinho durante o processo. Aceitei seu convite. E vejo a casa transformada. E eu, muito mais consciente. Obrigada, num tanto que você nem imagina. Porque, aqui no Brasil, as pessoas pagam para que alguém faça o serviço. Há ainda uma distância na percepção do quanto essa organização que você propõe pode mexer também no interno, creio....” S.C.

Esse tipo de feedback “spark joy” na minha vida. Se você também quer uma mãozinha nessa jornada, é só enviar um email para vera@fengshuiverasousa.com.br.

Até a próxima semana.

Bj Bj

Para saber mais sobre o método, me siga nas redes sociais ou leia: “A Mágica da Arrumação” e “Isso me traz alegria”. E, também assista à série no Netflix: “Ordem na Casa” ou “Tyding Up