Especial Seminário Internacional de Feng Shui: vamos começar pelo começo

A primeira vez que participei de um Seminário internacional de Feng Shui, foi em 2009. Recém saída de um longo período dedicado à publicidade (exatos 23 anos!), sentia que era hora de dar novo significado à minha existência. O Feng Shui já era uma área de interesse que chamava minha atenção, desde o princípio dos anos 2000. Mas foi em 2007, que resolvi estudar profissionalmente o tema. Encontrei minha primeira mestra nessa jornada: a Silvana Occhialini. Foram muitos cursos, em finais de semana e feriados, em que ela me apresentou seus mestres e foi atrás deles que parti, na minha primeira experiência internacional.

Lembro, como se fosse hoje, de ter sido abordada por uma pessoa no avião que seguia para Calgary. Ela notou uma pulseira com os 12 animais do horóscopo chinês em meu pulso e perguntou, em inglês: você está indo para o Seminário do Prof Lin Yun?  Naquela época, J.K. Rolling estava arrebentando com a série do bruxinho Harry Potter e eu me senti a própria Hermione, a caminho de Hogwarts, no Expresso saído da Estação de King's Cross.

Nunca tinha ouvido falar em Calgary, muito menos havia colocado meus pés no Canadá. Mas foi com espírito aventureiro que encarei esse chamado e literalmente mergulhei nesse universo, que nunca mais deixaria de fazer parte da minha vida.  

Chegando ao hotel, havia mais de 300 pessoas reunidas em uma grande sala de convenções. As palestras do Professor eram em chinês, traduzidas para o inglês, por outra chinesa. Muitas das pessoas que estavam na audiência já haviam publicado livros, como o David Daniel Kennedy, ao lado de quem eu sentei. Eu era uma criança explorando um novo mundo, com olhos e ouvidos atentos.

 Ao lado do Prof. Lin Yun, em Calgary, 2009

Ao lado do Prof. Lin Yun, em Calgary, 2009

Para surpresa dos participantes, e minha sorte, naquele ano, o Prof Lin Yun decidiu "go back to the basics". Todo o Seminário era focado nos conceitos primordiais da escola do Chapéu Negro, fundada por ele e inicialmente divulgada pela arquiteta americana Sarah Rossbach. Nessa viagem, ainda conheci a Denise Lin, autora de muitos livros de Feng Shui, com quem estudei Soul Coaching. E, terminei em Nova York, conhecendo a Nanci SantoPietro, que também era autora e discípula do Prof. Lin Yun.

Quase dez anos depois, nessa série de postagens, vou compartilhar minha participação no 15o Seminário Internacional de Feng Shui, promovido por outro mestre, o arquiteto Carlos Solano, e realizado em Sintra, Portugal, entre os dia 4 e 12 de junho.

Juntar Portugal e Feng Shui tem para mim o sabor da Terra. Doce como o colo da minha avó materna, portuguesa, que me embalava em seus braços, cantando a música "encosta a tua cabecinha no meu ombro e chora....". 

Muitas emoções me aguardam nessa caminhada e convido-os a embarcar comigo nessa viagem.

Até breve!

bj bj

Segue o link para os outros capítulos desse diário de bordo, feito com muito carinho:

Especial Seminario internacional de Feng Shui - Vamos começar pelo começo

DIA 1 - Kan, Destino/Missão de Vida - A Bela Sintra

DIA 2 - Kun, Relacionamentos - O que a natureza ensina

DIA 3 - Chên, Ancestralidade/Família - A vila das Rainhas, Óbidos

DIA 4 - Sun, Expansão - Pé de vento

DIA 5 - Centro - Sentimento é a chave

Dia 6 - Ch’ien, Amigos/Ajuda do Céu - O Criativo

DIA 7 - Tui, Criatividade/Futuro - O futuro encontra o passado

DIA 8 - Kên, Autoconhecimento - A escolha faz o caminho

DIA 9 - Li,  Realização - O poder da realização