Lava, lava, lava...

A ordem é a base sobre a qual repousa a beleza.” - Pearl Buck

Há quanto tempo você não lava os tapetes, cortinas e edredons?

Pois está chegando a época boa de levantar a poeira, chacoalhar os tapetes, lavar cortinas e abrir todas as janelas para ventilar: mais uma semaninha e estamos entrando na Primavera.

Além de se preocupar com a limpeza da roupa de cama, mesa e banho, os itens de decoração também merecem cuidados especiais periódicos para evitar o acúmulo de poeira e outros tipos de sujeira que podem causar problemas à saúde dos moradores.

Utilizar o serviço profissional para lavar tapetes e cortinas é indicado para aumentar a durabilidade das peças e não sacrificar seus eletrodomésticos. Você também pode organizar uma agenda na lavanderia para não pesar no bolso!

Primeiro vão os tapetes, depois as cortinas, edredons, almofadas e assim por diante. Dessa forma, a casa não fica fria tirando tudo de uma vez. Mas é importante que esse movimento seja coordenado para que tudo fique limpo na mesma época. Assim, você não perde o controle da próxima lavagem.

A frequência vai depender da região em que você vive, da quantidade de poluição e tráfego, mas anote algumas regrinhas gerais:

Capas de sofá e almofadas: devem ser lavadas duas vezes por ano. Em residências com animais, essa frequência deve ser aumentada para uma vez ao mês.

Edredons e cobertores: Considerando um uso normal das peças, aconselha-se lavá-las, em média, de três em três meses.

Cortinas: duas vezes ao ano é o suficiente, mas se você vive em um local com muita poluição, deve lavar a cada três meses.

Tapetes: a recomendação mínima é lavar duas vezes ao ano, mas isso depende também se a casa tem animais e se o moradores não têm o hábito de tirar os sapatos ao chegar da rua. Nesses casos, essa frequência precisa aumentar para pelo menos três vezes ao ano, pois este tipo de peça acumula um número considerável de fungos e bactérias, por ser um local onde as pessoas pisam constantemente.

Todas as peças que voltarem da lavanderia e não forem mais utilizadas, nessa estação, precisam ser armazenadas adequadamente. As capas de TNT ajudam o tecido a respirar. Outra alternativa, que economiza muito espaço de armazenagem, são as sacolas a vácuo (VacBag) que evitam o mofo e o mau cheiro.

E já que o assunto é “lava, lava, lava”, aproveite que as cortinas foram dar uma volta na lavanderia para limpar janelas e as paredes onde elas ficam encostadas. Repare na quantidade de poeira que fica escondida atrás delas…impressionante.

Essa etapa é um pouco desgastante, mas garanto que, quando tudo estiver de volta, com cheirinho de limpeza, você vai adorar!

Semana que vem tem mais. Até sexta.

Bj bj

Fique de olho nos próximos capítulos, todas as sextas-feiras, de setembro:

1. Bora “destralhar"

2. Lava, lava, lava

3. Dança das cadeiras

4. Alquimia do ar e da vida