Natureza do equilíbrio

Feng Shui é uma arte que tem como fundamento uma filosofia de vida baseada na observação da natureza e dos seus ciclos. Reconhecer que somos parte dela é o primeiro passo para aceitar que vivemos e fluímos, tal qual as árvores, o sol, a terra, o céu e os rios. Cada uma dessas forças naturais carrega uma qualidade energética, que foi sendo traduzida pelos mestres de Feng Shui, desde o primeiro registro, há mais de 5.000 anos. Esse equilíbrio natural inspirou a conformação das vilas, definiu os locais de plantio e a orientação das casas. Ao recriar as paisagens em suas vilas, eles estavam espelhando a natureza e ajudando a promover a vida. Até hoje, é isso que fazemos.

Talvez a pandemia tenha feito relembrar esse sentimento ancestral em relação à casa, como fonte de proteção e alimento. Proteção, que pode ser sentida através do reposicionamento de móveis-chave, como a cama e a mesa de trabalho. E alimento, que pode ser provido, a partir da recarga energética presente em diferentes nuances na natureza. Para traduzir isso, costumo apresentar aos meus clientes, um mood board que pode inspirar desde a decoração, até grupos de alimentos a serem consumidos e mesmo comportamentos a serem vigiados. Essas nuances energéticas são cinco:  

  • Quer criatividade, movimento, então o elemento Madeira trará essa energia.

  • Se quiser reconhecimento, sucesso, exuberância, traga a energia do Fogo.

  • Estabilidade, acolhimento pede Terra.

  • Simplicidade, espaço, foco, Metal é a energia necessária.

  • Recolhimento, introspecção, a Água trará essa qualidade.

As técnicas do Feng Shui oferecem indicações para reproduzir essas energias em nossas casas, nas doses adequadas. Na decoração, podemos mimetizar essas cinco qualidades energéticas, assim:

Madeira: verde, azul claro, folhagens, listras verticais, forma retangular

Fogo: vermelho, couro, lã, seda, forma triangular

Terra: amarelo, laranja, ocre, marrom, rosa, floral, cerâmica, forma quadrada, quadriculada

Metal: branco, cinza, tons pastel, metais em geral (aço, ferro, prata), pedras, forma circular

Água: azul escuro, preto, vidro, espelhos, aquários, fontes, forma fluida

Ao recriar a natureza em nossa casa, também estamos recriando a nossa paisagem interna e alinhando, de forma consciente, nosso caminho com a nossa missão.

Bj Bj

Observar a natureza e seus ciclos, nos ensina mais sobre nós. O Feng Shui oferece as ferramentas para reproduzir essa sabedoria em nossas casas e em nossas vidas.


CURSO DE FENG SHUI

Se você quer saber mais sobre as infinitas possibilidades que podem ser criadas, a partir desse conhecimento, inscreva-se no meu Curso de Feng Shui online NATUREZA DO EQUILÍBRIO.

A natureza tem muito a nos ensinar. Você vai descobrir como vitalizar a sua casa trazendo o equilíbrio da natureza, na forma dos Cinco Elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Ao final, você será capaz de elaborar a melhor composição de ambientes emprestando a sabedoria da natureza, através de um passo a passo, aplicado em vários casos reais.