Especial Seminário Internacional de Feng Shui: sentimento é a chave

Estamos sempre tão rodeados de informação e estímulo que são raros os momentos de silêncio e introspecção. Hoje, a viagem será para dentro de nós.

Dia 5 - Centro

O centro da nossa casa é um vórtice importante de energia, como se fosse o eixo da Roda da Vida. Além de cuidar desse espaço físico, é preciso cuidar do centro do nosso ser. Aí, moram nossos valores mais fundamentais e essenciais.

No centro do Ba Guá não existe um trigrama associado, mas é o lugar da conjunção de todas as energias combinadas. Repare que o símbolo do Yin Yang fica pousado nessa área. Ele simboliza a busca constante pelo equilibrio.

A caminho de Tomar, observamos, símbolos e sentimentos que remetem a esse equilíbrio. Antiga sede da Ordem dos Templários, Tomar guarda uma riqueza artística e cultural, com dois expoentes que se relacionam numa combinação de energias opostas e complementares: Yin, a mata circundante e Yang, a fortaleza do Convento de Cristo. 

Imponente muralha do Convento de Cristo abraça a mata ao seu redor. 

A lenda do Graal remete à busca do Sagrado. E nessa busca temos a chance de errar e aprender para chegar aonde queremos.

Dentro do Convento existe uma capela octogonal. Repleta de símbolos que foram sendo adicionados e revisados, ao longo dos vários séculos e Reis que por lá passaram, chamam-na de Charola Central.

O vazio na parte central lembra-nos que o centro é vertical, por onde o Céu se une à Terra e a luz à sombra. 

Indescritível a beleza e o sentimento provocado por essa construção. Sagrado e profano se sobrepõe em camadas que compõe as pinturas e a própria arquitetura do lugar. 

Entrada para a mata circundante do Convento de Cristo.

Ainda em Tomar, acontece a famosa Festa dos Tabuleiros, de quatro em quatro anos. As mulheres criam um arranjo de cabeça equivalente a sua altura. Composto de flores, frutas, pombas, a cruz da Ordem e 30 pães. Por que essa quantidade?  São os 30 “dinheiros” que Judas recebeu ao trair o Cristo, e só por isso o Cristianismo passou a existir. Portugal é um país bastante Católico e muitas tradições e ritos permanecem vivos. Detalhe importante: apenas as mulheres podem carregar os tabuleiros. E são 6km com ele à cabeça. Símbolo da fertilidade, esse ritual remonta ao tempo dos Celtas.

Santuário de Fátima

Seguimos para a região de Fátima. Antes de chegar à Basílica, passamos por Ajustrel, aldeia onde nasceram os pastorinhos que receberam a mensagem do anjo. 

Aldeia de Ajustrel

Ao lado de Ajustrel fica Valinhos, onde a aparição do anjo aconteceu. Nesse dia, dedicado ao Centro, o convite era sentir a energia do lugar. 

Meu sentimento foi de pertencimento. As oliveiras, ovelhas, sobreiros, o campo de flores, tudo remetia a aldeia do meu pai e avós. Doces memórias gravadas no meu DNA.

Sobreiro, árvore da cortiça.

Eu nunca havia visitado esses lugares. E Valinhos foi tocante. Uma energia angelical traz a sensação de paz que domina os campos com oliveiras e suas copas arredondadas. 

Existe uma mensagem em cada um desses lugares, mas é preciso contar com o sentimento para acessá-las, que vai além da visão. É preciso abrir o coração para sentir.

Bj Bj

Segue o link para os outros capítulos desse diário de bordo, feito com muito carinho:

Especial Seminario internacional de Feng Shui - Vamos começar pelo começo

DIA 1 - Kan, Destino/Missão de Vida - A Bela Sintra

DIA 2 - Kun, Relacionamentos - O que a natureza ensina

DIA 3 - Chên, Ancestralidade/Família - A vila das Rainhas, Óbidos

DIA 4 - Sun, Expansão - Pé de vento

DIA 5 - Centro - Sentimento é a chave

Dia 6 - Ch’ien, Amigos/Ajuda do Céu - O Criativo

DIA 7 - Tui, Criatividade/Futuro - O futuro encontra o passado

DIA 8 - Kên, Autoconhecimento - A escolha faz o caminho

DIA 9 - Li,  Realização - O poder da realização